Bom galera, a postagem dessa vez é sobre informações relacionadas à itens do setup(BIOS) da minha placa-mãe.Irei dividir esse post em seções: Processador, memória primária, memória secundária, dispositivos de entrada, dispositivos de saída, barramentos e irei falar sobre cada tipo de seção e sua função.
O setup é um programa de configuração que todo micro tem e que está gravado dentro da memória ROM do micro (que, por sua vez, está localizada na placa-mãe). Normalmente para chamarmos esse programa pressionamos a tecla Del durante a contagem de memória.
Exemplos de itens do SETUP:
*DMA: Significa,Direct memory access. O DMA permite que os periféricos acessem diretamente a memória RAM, sem ocupar o processador. Os canais de DMA são utilizados apenas por dispositivos de legado (placas ISA, portas paralelas e drives de disquete) para transferir dados diretamente para a memória RAM, reduzindo dessa forma a utilização do processador.
*Advanced Chipset Features
Aqui, pode fazer alterações do chipset, incluindo temporizar a DRAM, a definição de vídeo BIOS e várias configurações da porta AGP.
*Integrated Periphericals
Esta secção controla as várias portas do seu computador. Também irá encontrar definições para som, vídeo e networking onboard.
*PnP/PCI Configuration
Altere definições para as slots PCI da sua motherboard e edite as suas capacidades plug-and-play.
*Advanced BIOS Features
Esta contém muitas configurações avançadas, como a capacidade SMART. No entanto, o mais provável é usar esta secção para alterar a sua ordem de arranque do dispositivo.
*PC Health Status
Esta secção mostra-lhe estatísticas como a velocidade da ventoinha. Pode escolher fechar o PC se o processador exceder um limite de temperatura, de forma a proteger os seus componentes.
*Load Fail-Safe Defaults
Escolha esta opção se a sua modificação da BIOS tiver corrido mal e quiser voltar a uma configuração estável.
*Load Optimised Defaults
Aqui, o sistema volta aos padrões por defeito com uma performance melhorada.
*Power Management
Para poupar energia, o utilizador pode especificar definições para diminuir a velocidade ou para fechar componentes depois de um certo período de tempo.
*Standard CMOS Features
Esta é a parte mais básica do Setup. São configurados aqui basicamente o tipo de drive de disquetes usado, HD e a opção Halt On, que interrompe a inicialização do micro caso seja detectado algum dos problemas especificados.
*Set Password
A especificação de uma password irá impedir que qualquer pessoa que não a conheça aceda ao Setup. Se existe mais do que um utilizador no seu PC e diferentes palavras-chave, a password do utilizador apenas permite a entrada no acesso.
*CMOS: Significa, complementary metal-oxide-semiconducto. É comum usar o termo "CMOS" para se referir a uma determinada área de memória, onde ficam guardadas informações sobre os periféricos instalados e a configuração inicial do computador, além do relógio e calendário. Como a memória e o relógio precisam ser preservados mesmo com o computador desligado, são alimentados por uma pequena bateria ( de lítio ), e somente a tecnologia CMOS pode produzir dispositivos com um consumo baixo o suficiente para este propósito. A memória e relógio estão embutidos em um circuito integrado fabricado com tecnologia CMOS.
*Clock: A Unidade de Controle da CPU envia a todos os componentes do computador um sinal elétrico regular - o pulso de "clock" - que fornece uma referência de tempo para todas as atividades e permite o sincronismo das operações internas. O clock é um pulso (pulsos quadriculados) alternado de sinais de tensão, gerado pelos circuitos de relógio (composto de um cristal oscilador e circuitos auxiliares).
*Memória Cache: A memória cache surgiu quando percebeu-se que as memórias não eram mais capazes de acompanhar o processador em velocidade, fazendo com que muitas vezes ele tivesse que ficar “esperando” os dados serem liberados pela memória RAM para poder concluir suas tarefas, perdendo muito em desempenho. Assim a memória CACHE foi criada com a finalidade de acelerar e otimizar o desempenho da máquina, ela é uma "memória" que acessa os aplicativos recentes sem precisar pegar na memória e assim em curtando o tempo de acesso aos dados.
sábado, 9 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário