skip to main |
skip to sidebar
Lógica: Aristóteles, Boole e Frege
O assunto desse post é sobre algumas famosas peças que deram origem à lógica matemática que é ricamente abordada no nosso curso de Ciência da Computação: Aristóteles, George Boole e Gottlob Frege.- Aristóteles: É considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do raciocínio lógico. Trouxe contribuições para várias áreas como: física, biologia, história, entre outras. Para ele, a lógica é uma introdução para as ciências e para o conhecimento e baseia-se no raciocínio formalmente estruturado que supõe certas premissas colocadas previamente para que haja uma conclusão necessária.
- George Boole:
É o criador da álgebra booleana, base da atual matemática computacional. As álgebras booleanas são estruturas algébricas que usam operações lógicas E, OU e NÃO, bem como das operações da teoria de conjuntos soma, produto e complemento. A álgebra booleana foi uma tentativa de utilizar técnicas algébricas para lidar com expressões no cálculo proposicional. Hoje, ela têm muitas aplicações na eletrônica. - Gottlob Frege:
Criador da Lógica Matemática Moderna, sempre trabalhou na fronteira entre Matemática e Lógica, sendo considerado, depois de Aristóteles, o maior lógico do mundo. A grande contribuição de Frege para a lógica matemática foi o criação de um sistema de representação simbólica para representar a estrutura dos enunciados lógicos e suas relações. A mairo preocupação dele era em sistematizar o raciocínio matemático, contrariamente a Aristóteles. Observando que os matemáticos da época cometiam erros na demonstração de seus teoremas, Frege resolveu formalizar as regras de demonstração, iniciando com regras elementares, bem simples, que em sua aplicação não restassem dúvidas.
Fonte: Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário