domingo, 29 de março de 2009

Lógica: Aristóteles, Boole e Frege

O assunto desse post é sobre algumas famosas peças que deram origem à lógica matemática que é ricamente abordada no nosso curso de Ciência da Computação: Aristóteles, George Boole e Gottlob Frege.
  1. Aristóteles: É considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do raciocínio lógico. Trouxe contribuições para várias áreas como: física, biologia, história, entre outras. Para ele, a lógica é uma introdução para as ciências e para o conhecimento e baseia-se no raciocínio formalmente estruturado que supõe certas premissas colocadas previamente para que haja uma conclusão necessária.
  2. George Boole:
    É o criador da álgebra booleana, base da atual matemática computacional. As álgebras booleanas são estruturas algébricas que usam operações lógicas E, OU e NÃO, bem como das operações da teoria de conjuntos soma, produto e complemento. A álgebra booleana foi uma tentativa de utilizar técnicas algébricas para lidar com expressões no cálculo proposicional. Hoje, ela têm muitas aplicações na eletrônica.
  3. Gottlob Frege:
    Criador da Lógica Matemática Moderna, sempre trabalhou na fronteira entre Matemática e Lógica, sendo considerado, depois de Aristóteles, o maior lógico do mundo. A grande contribuição de Frege para a lógica matemática foi o criação de um sistema de representação simbólica para representar a estrutura dos enunciados lógicos e suas relações. A mairo preocupação dele era em sistematizar o raciocínio matemático, contrariamente a Aristóteles. Observando que os matemáticos da época cometiam erros na demonstração de seus teoremas, Frege resolveu formalizar as regras de demonstração, iniciando com regras elementares, bem simples, que em sua aplicação não restassem dúvidas.
    Fonte: Wikipedia

domingo, 22 de março de 2009

Espectativas/Perfil

Minhas espectativas sobre o curso são as melhores possíveis. Creio que realmente eu esteja no curso certo. Escolhi o curso de Ciência da Computação pois acho a área muito interessante e promissora, além de gostar muito de tecnologia. Tenho muita vontade de me formar e partir para um futuro mestrado/doutourado. Meus interesses por enquanto(por não conhecer nada profundo sobre o curso), são Engenharia de Sotfware e Inteligência Artificial.

Apresentação/Aula da Profª. Leila

Me chamo Hugo Wesley, tenho 18 anos, moro em Aracaju-SE(mais precisamente no bairro Inácio Barbosa), e sou estudante do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Sergipe.E é sobre a universidade e sobre a aula ministrada pela professora Leila Maciel que é o assunto deste primeiro post.

Logo na primeira semana de aula, nós calouros, tivemos 3 aulas da professora Leila, as quais nos ajudaram a entender como funciona o nosso novo ambiente de estudo, a universidade.
A universidade é uma instituição de ensino que é composta por 3 sub-divisões: Ensino, Pesquisa e Extensão:
  • Ensino: É toda a forma que engloba o que iremos aprender ao decorrer do curso. É através dele onde vamos aprender a base teórica necessária para o nosso aprendizado dentro da universidade.
  • Pesquisa: É o processo o qual tem como meta principal, gerar novos conhecimentos ou até mesmo confirmar conhecimentos já existentes. Para nós do curso de Ciência da Computação, é muito importante essa sub-divisão, pois além de ser uma Ciência, a Computação também é considerada tecnologia, e está se encontra em constante e indeterminada evolução.A iniciação científica é um grande passo para a desenvolvermos a pesquisa dentro da universidade.
  • Extensão: Toda a parte ligada à ações benéficas à comunidade é considerada Extensão. É através dela a qual vamos interagir com o ambiente/público externo da universidade(porém podendo ser realizada dentro da universidade também).A extensão está completamente ligada ao ensino e à pesquisa e é com ela que todas as sub-divisões se complementam.
Internamente, a Universidade Federal de Sergipe é dividida em várias entidades, que vão desde a Reitoria ao CALICOMP(Centro Acadêmico Livre de Computação). A reitoria de uma universidade é responsável pela "administração" da universidade. Nela, o reitor é dirigente máximo da instituição de ensino superior. Abaixo da reitoria, existem várias entidades menores, mas não menos importantes(pois cada uma atua em uma atividade) as quais vou citar algumas:
  • DAA: Departamento de Administração Acadêmica. É a entidade mais importante, abaixo da reitoria. É nela a qual vamos recorrer todo semestre para resolver questões de matrícula instituicional e curricular, além de ser responsáveis por serviços como equivalência de disciplinas, transferência interna, etc.
  • DCOMP: É o nosso departamento. Ele é o responsável pelos 3 cursos de computação: Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. O atual chefe do DCOMP é o professor Antônio Monteiro Freire.
  • CALICOMP: Centro Acadêmico Livre de Computação. É por onde nós podemos ser representados e ouvidos. Através dele os estudantes são representados, além de ser o responsável por auxiliar os estudantes a resolver problemas internos/externos do nosso departamento(DCOMP) e nos departamentos os quais estamos envolvidos: DMAT(Departamento de Matemática) e DFI(Departamento de Física).
  • SOFTEAM: É a empresa júnior formada por estudantes da UFS. O objetivo dela é gerar conhecimentos através de projetos, que podem ser remunerados ou não, e nos projetar para uma visão mais empreendedora.
Através da aula da professora Leila, podemos diferenciar os 3 cursos de computação de forma superficial:
  • Ciência da Computação: ligada à área de SOFTWARE e pesquisa. Muitas cadeiras de matemática e abordagem profunda em projetos complexos no processamento das informações.Possui atualmente 50 vagas para o primeiro semestre e 50 vagas para o segundo semestre.
  • Engenharia da Computação: ligada à área de HARDWARE. Possui cadeiras de engenharia elétrica e de ciência da computação. Muitas cadeiras de física e possui abordagem menos complexa na área de software. Possui 50 vagas por ano. Curso muito novo na UFS(iniciado em 2009).
  • Sistemas de Informação: ligada também à area de software, porém muito menos aprofundada do que em ciência da computação, e com cadeiras de administração. Prepara profissionais diretamente para o mercado de trabalho. Possui 50 vagas para o campus São Cristóvão e 50 vagas para o campus Itabaiana.
Com isso, fiz um resumo do seminário da aula da professora Leila, a qual foi muito importante para nos guiarmos dentro da universidade, e de importante estímulo para todos que a assistiu.